Fofurices! O que é comportamento BURIKKO?

março 18, 2019


Konnichiwaa fadinhas e elfos! Curiosidade do Japão hoje, finalmente a categoria cultura japonesa será atualizada. Enfim, muita gente tem essa dúvida, japonesas falam igual aos animes? Tem aquele jeito fofo, exagerado e são super animadas? Isso existe, mas é um outro jeito de comportamento, já ouviu falar sobre o termo Burikko (ぶりっ子)?  Vem saber melhor, let's go?


Japonesas falam igual nos animes? 

Então, MAIS OU MENOS, vendo pelo jeito exagerado, japonesas não falam igual aos animes! Mas existe um grupo delas que por conta dos animes escolham por adotar esse estilo, que se chama, Burrikko. Lembram dos Emos? Bem, é tipo isso sabe? Nem todas concordam em ter esse estilo de vida.

Claro que, tem sim coisas parecidas, como algumas palavras que precisam de uma entonação na lingua japonesa, e até mesmo o atendimento deles em comércios se assemelham aos animes,  mas no geral, Japonesas extremamente fofas são as BURIKKO!


Mas June! O que é BURIKKO?

O termo Burikko surgiu nos anos 80, com lendária cantora J-pop Seiko Matsuda. O Japão é bem conhecido e destacado pela cultura ''fofinha'' , não tem nenhuma palavra que traduza o significado de Burikko , mas é algo como ''fofura em excesso'' ou ''extremamente kawaii''.

Burrikko é uma série de comportamentos, geralmente uma ''infantilidade forçada'' , com um olhar submisso e uma voz infantil, esse comportamento vem junto com poses, gestos e caretas (fazendo biquinho, segurar o queixo com as mãos em punho e etc).

Parece ser algo super simples não? Bem, Japão é outro esquema, nos Maids Cafes podemos ver esse comportamento bem, um mega exemplo de Burrikko. Também podemos ver em artistas famosas como Hoshino Aki, Sato Tamao e Chiaki que influenciam bastante em programas de TV.


Muitas acham que esse modo de agir fofinho e adorável é uma maneira de mostrar feminilidade e fragilidade, já outras pessoas acham que é muito exagero e não é necessário para se sentir bonita

As vezes muitas são naturalmente assim, tanto pela personalidade ou pela cultura. De qualquer maneira, confira abaixo alguns dos comportamentos Burikko mais comuns entre as garotas japonesas:

1- Voz anasalada e aguda como a de uma criança.

Se você já viu animes e Doramas, deve ter reparado que muitas meninas falam dessa maneira. Eu sinceramente, acho bem irritante, em animes é mais aceitável, mas pessoalmente...

2- Está sempre animada com tudo que acontece.


As meninas que praticam burikko parecem nunca estar de mau humor. Estão sempre animadas por mais simples que seja a ocasião.

3- Forma de andar e posição Uchimata.


Uchimata é o nome dado à forma de andar de algumas meninas japonesas, com os pés levemente voltados para dentro. De qualquer maneira, muitas meninas forçam andar dessa maneira simplesmente por acharem “fofinho”.

4- Faz gestos e expressões fofas.

coreanas (ulzzang) também usam muitos gestos fofinhos
Os gestos, são encher a bochecha e colocar a mão no queixo, enquanto falam podem ficar com o dedo apontado no canto da boca, e em fotos usam muito o sinal de ''paz'' e etc.

As expressões mais conhecidas é a アヒル口 “Ahiruguchi” (boca do pato), que consiste em franzir um pouco os lábios e abri-los ligeiramente e o チュン顔 “Chun-gao” (rosto de pardal). Todas as expressões básicas do dia-a-dia são mais marcantes, por exemplo, mostrar que está feliz é se balançando, e quando se impressiona, é com a mão no rosto e boa aberta. Isso faz parecer uma princesa em perigo, ou seja alguém que tem necessidade de proteção, pois acredita que assim atrairá a simpatia das pessoas ao seu redor.

Até o espirro de uma burikko é peculiar. Algo como “kuchun”. Parece impossível mas elas conseguem ser fofas em tudo, fora do comum!


5- Fala de si em segunda pessoa


Esse tópico me fez lembrar da Tsunoda da animação chamada Aggretsukko. Essa personagem fala dessa maneira (em segunda pessoa) e ela é um grande exemplo de Burikko. 

6- Tem um próprio estilo de escrita. (burikko-ji)


Ou seja, uma escrita mais redondinha, com uso de kaomojis e detalhes (corações, estrelas, bichinhos e etc).

7- Se veste de uma maneira fofa.



Não basta só a maneira de ser, as roupas também mostram isso. Ela também procura se vestir de forma adorável, incluindo vestidos ou blusas cheios de babados.

Esses foram alguns comportamentos de uma Burikko. O que vocês acham? Acha exagerado, feio? Ou fofo, legal? Eu sinceramente acho estranhamente fofas! O Japão tem a sua cultura kawaii, e espero que continue! 

Você conhece alguém que tem algum desses jeitos? Eu admito que tenho um pouco. Lembrando que esses programas de edição de foto como o Snow, Meitu, Faceu e outros tantos que você acha para baixar são uma forma de Burikko, uma forma de deixar as meninas ou meninos que usam de uma forma mais fofa, infantil, frágil. AHAAAA! Não conseguiu fugir dessa né? 

Espero que tenham gostado do post! Até mais! Redes Sociais do Sweet Magic: Facebook | Twitter | Instagram | Bloglovin | Pinterest * Até mais, Kissus

Leia também:

12 comentários

  1. Oi, June! Fofura é esse blog inteiro, né? haha Adorei esse post!
    Confesso que talvez se eu convivesse com alguém por muito tempo iria acabar me irritando, mas hora ou outra acho fofo! Não deve ser fácil manter o estilo, né? Essa parte de estar feliz, se vestir e ainda escrever fofuramente deve requerer um pouco de paciência haha e muita vontade mesmo de permanecer assim.
    Muito legal conhecer esse lado e saber que tem até um termo específico!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Que bom que você gostou do blog! Adoro quando acham ele fofo kk
      Imagino, não deve mesmo, mas depois se torna natural, eu acho né, vira um costume :3 Mas até lá é complicado mesmo.
      Fico feliz em saber que gostou! <3 Kissus

      Excluir
  2. Nossa, eu não conhecia o termo Burikko para definir esse comportamento! Achei interessante você ter falado sobre as suas características, o que é algo bem singular do Japão mas que vem cativando o mundo todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente não sabe, achei interessante falar sobre!
      Que ótimo que gostou! <3 Obrigadaa, kissus!

      Excluir
  3. Que máximo esse artigo! Eu nao sabia que era um estilo de comportamento o Burikko. Sempre vejo em animes e sempre achei uma fofura. Gostei de saber mais por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que conheceu por aqui!
      obrigada pela visita e por comentar, kissus

      Excluir
  4. Não conhecia o termo e achei super interessante. Concordo contigo nos animes é até fofo as vezes, mas na vida real é um pouco exagerado, tipo um complexo de Peter Pan sei lá. kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que gostou! Fico feliz em saber <3
      verdade, também acho exagerado algumas coisas, dá para ser de um jeito mais natural né? Sim kk KIssus

      Excluir
  5. Menina mas eu ia MORRER sem saber que isso era um 'estilo', sei lá como chamar! rs achei bem infantil e nossa deve irritar absurdos hahahaha eu pelo menos com certeza iria me irritar se alguém falasse sempre assim comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sabia, comecei a ver alguns videos sobre cultura japonesa e conheci! Entendo, imagino kk Kissus!

      Excluir
  6. Acho fofinho, mas não teria paciencia. Eu tenho ume jeito naturalmente bruto ahha. Acredito que elas são fortes, porque manter isso como uma forma cultural, todo o tempo,e por todo lado onde eu estiver, deve haver muita dedicação e gostar demais. apesar de ser meio esquisito, entendo que faz parte do dia a dia delas, e que é uma forma de influência. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, eu tenho um jeito naturalmente fofo, eu não sei porque ainda, mas comentam kk Sim, com certeza tem muita dedicação e gostam, é como um jeito de vaidade sabe? Se sentem mais bonitas assim. Sim, concordo totalmente! Kissus

      Excluir