Melhores dicas de SEO para Bloggers (Garantido!)

novembro 10, 2018


Konnichiwaa fadinhas e elfos! Como estão? Nesse post vamos aprender a Otimizar o Seo, um sonho é ver o nosso blog aparecer na página inicial do Google né?! Reuni 8 dicas essenciais e fáceis que ajudarão nisso, é comprovado por várias fontes que funciona. Claro que o resultado não vem de um dia para o outro, mas após um tempo se tornará mais fácil a cada dia. E então, let's go?


Uma situação comum: Você passa horas escrevendo um post no blog, e fica super animada de que vai ser um sucesso com os seus leitores, e então você clica em ''Publicar'' e ...



Mas não é por esse motivo que vai desistir do seu blog né? Tudo é necessário investir tempo. Entender e usar técnicas para melhorar. Mecanismos de busca como o Google são apenas uma das maneiras pelas quais blogueiros podem promover seu trabalho.

Quando comecei a blogar eu nem sabia o que era SEO e nem como que se usava! Ainda assim, comecei bem, pois adotei um conteúdo único. Mesmo mudando de estilo, e não ter um nicho especifico, ganho views com alguns assuntos pelo Google,descobri uma diferença significativa no quanto os leitores conseguiam encontrar meu blog e como ele se dava no Google.

O que é SEO? Como aumentar o tráfego do blog e ter a postagem na primeira página do Google?


Você não precisa saber tudo sobre SEO. Você só quer o que vai ser útil para crescer seu blog. Então primeiramente, para quem não sabe:

SEO é a sigla para "Search Engine Optimization", que significa "otimização para mecanismos de busca", ou otimização de sites. SEO é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

Toda vez que você terminar de escrever uma postagem, sinta-se à vontade para usar esta lista para melhorar seu SEO antes de estar pronto para clicar em 'Publicar'.


Faça sua pesquisa de palavra chave

Palavra-chave se trata do assunto principal, umas das mais famosas são ''parceria com blog'', ''como ganhar seguidores'' e entre outros. Se quer que seu post fique na primeira página você precisa ter uma noção da quantidade de páginas que está competindo, escolha palavras-chave com altos volumes de pesquisa mensal para melhorar suas chances de classificação na primeira página do Google. Procure repetir de 3 a 5 vezes a palavra-chave, deixando uma delas em negrito.

 Sites legais que conheço e são bons para consultar palavras-chave é o Ubersuggest e Google Trends.


Coloque palavras-chaves nos lugares certos

Depois de feita a pesquisa, é necessário que coloque as palavras-chaves em lugares corretos. Os mais importantes são:

Título: O título do seu post é onde as pessoas procurarão primeiro em uma página de resultados de pesquisa, portanto, certifique-se de que ele seja atraente e inclua suas palavras-chave mais importantes. Coloque a palavra-chave no inicio do titulo de forma clara! Precisa conter mais que 40 e menos que 70 caracteres.

Url: A url também é muito importante, é o que fica na barra do seu domínio. Por exemplo, a URL dessa página é https://www.asweetmagic.com.br/2018/11/dicas-de-seo-para-bloggers/ com a URL-slug sendo dicas-de-seo-para-bloggers. Não adianta fazer um post perfeito e o endereço ser estranho com palavras aleatórias e símboloscertifique-se que tenha a palavra-chave na url, esteja separada apenas com hífens, seja direta e tenha menos que 110 caracteres.



Meta Descrição: Sua meta descrição é o breve resumo ou "snippet" que aparece abaixo do título da postagem nos resultados da pesquisa. Certifique-se de mantê-lo curto e agradável, incluindo suas palavras-chave e dizendo claramente às pessoas como você pode ajudá-las se elas forem apenas clicar no link.

Caso sua descrição seja atrativa, com certeza receberá muitos cliques.

Se você usa Wordpress: Sugiro usar o plug-in do Yoast. Ele tem uma versão gratuita e paga e é ótimo para mostrar como você pode melhorar o SEO em seu post. Quando o seu conteúdo SEO é bom, aparece uma luz 'verde'.

Adicione Texto Alt nas imagens

Os mecanismos de pesquisa do Google não consegue ver as imagens da mesma maneira que nós humanos. O texto alternativo (Text Alt) é uma maneira de descrever a imagem para o Google de modo que ela possa ser incluída no ranking da página.



Ao adicionar ou editar uma imagem, você geralmente encontrará uma seção chamada "Texto alternativo". Certifique-se de incluir uma combinação de palavras-chave nas imagens para melhorar o seu SEO. 

Aproveite e leia também: 
COMO OTIMIZAR AS IMAGENS DA POSTAGEM
10 MANEIRAS FÁCEIS DE MELHORAR O CONTEÚDO DO SEU BLOG

Use H1 e H2 (Cabeçalho e Subtítulo)

Também conhecidas como headings tags. Sinceramente eu não uso sempre, mas notei que faz muita diferença! É sempre bom adicionar! Aproveite e faça um titulo secundário daquele determinado assunto próximo o topo da postagem! 

Assim como fiz nesse post com: ''O que é SEO? Como aumentar o tráfego do blog e ter a postagem na primeira página do Google?'' 

Lembrando que a H1 precisa ser usada apenas uma vez na postagem, isso ajuda demais no SEO faz com o que o Google entenda melhor sobre seu conteúdo e destaque trechos importantes.

Interlink dentro da postagem


A interligação é quando você adiciona links de suas outras postagens existentes à sua atual. A maioria dos blogueiros apresenta este link como 'Relacionados' ou o inclui naturalmente no corpo do texto. Se puder, escolha postagens que também contenham suas palavras-chave em algum grau. Além de melhorar o Seo garante mais visualizações em outras postagens do seu blog.


Verifique a velocidade do seu blog

A maioria dos usuários espera que uma página seja carregada em dois segundos , e cerca de 40% disseram que provavelmente abandonariam uma página se levassem três ou mais segundos para serem carregados. Há uma perda de tráfego de 7%. (isso é muito tráfego)

O Google favorece páginas rápidas. Existem algumas ferramentas on-line que executam testes em seu domínio gratuitamente e informam a velocidade do seu tempo de carregamento. Os que recomendo são o Pingdom e o Google Page Insights.


Dar e receber Backlinks

Backlinks são links de outros sites para o seu blog. Se a sua postagem tiver muitos backlinks de sites autoritativos, ela informará aos mecanismos de pesquisa que seu conteúdo é confiável e, portanto, deve ser classificado melhor.

Existem três maneiras fáceis de criar backlinks:
Guest posts: Você escreve uma matéria publicada no site de outra pessoa, que inclui um link para o seu blog.
Junte-se a “comunidade de backlink”: geralmente encontradas em grupos do Facebook. Elas envolvem conectar-se com outros blogueiros e concordar em fazer backlink entre si.
Comente nos blogs de outras pessoas: Hoje em dia, quando você deixa um comentário no blog de alguém, há um espaço onde você pode incluir seu próprio post no blog.

Claro que recomendo a maneira de comentário, porque a interação é verdadeira, a pessoa que ver seu blog ali vai visitar e se gostar, você ganhará um leitor fiel, nada melhor que isso né?

Tamanho do Texto

O Google ama conteúdo grande, bem organizado e de boa qualidade. Quanto maior a contagem de palavras, melhor, mas normalmente um mínimo de 1200 terá um desempenho melhor. Para saber quantas palavras tem na sua postagem cole no Word ou verifique nesse site >aqui< . Não tenha preguiça de digitar um texto maior, mesmo que tenha um vídeo para completar na postagem, escreva, tire fotos, e se esbanje de tudo que o Google gosta que faça! Não só ele mas seus leitores também vão amar um post de qualidade e visual.

Em breve: 
COMO TER UM BLOG VISUAL

Conclusão

Como dito no inicio da postagem, essas são as dicas essenciais para melhorar o seu SEO, e o resultado não vem da noite para o dia, tenha consciência que você vai disputar com muitas sites que usam a mesma palavra-chave que a sua. É necessário aprimoramento e muita dedicação. Certifique-se de escrever conteúdo abrangente e de alta qualidade.

Aqui está o resumo das práticas recomendadas de SEO que você deve incluir na sua lista de coisas a fazer antes de publicar: 

  • Escolha palavras-chave curtas (de 2 a 3 palavras) e longas (com mais de 3 palavras) com palavras-chave relevantes para o assunto da postagem 
  • Inclua suas palavras-chave nos seguintes locais: Título da postagem, URL, Primeiro parágrafo 
  • Uma das principais rubricas dentro do corpo do texto (títulos H2) 
  • Meta descrições 
  • Alt text nas imagens 
  • Links internos para postagens preexistentes no seu blog 

Por hoje é só! Espero que tenham gostado! Redes Sociais do Sweet Magic: Facebook | Twitter | We heart It | Bloglovin | Pinterest * Até mais, Kissu

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5 comentários

  1. Gostei bastante das dicas, vou usar no meu blog.
    ~kisus
    https://bolinhosdamio.blogspot.com/

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  2. Dicas de como melhorar são sempre bem-vindas. Obrigada por contar um pouco de como melhor o seo de nosso blogs, espero que continue compartilhando esse tipo de conteúdo.

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  3. Adorei as dicas. Sempre que posso estudo um pouco sobre o tema, afinal é super importante entender de SEO quando se trabalha com internet. Valeu pelo post!

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  4. Oii! :)
    Adorei esse post! Eu evitava usar o Text Alt nas imagens... como eu incluía várias imagens de uma vez só, ficava com preguiça de adicionar em cada uma, mas isso tem me ajudado bastante! :)

    Beijos

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  5. Nossa, faz tanto tempo que não mecho com coisas assim que acho que até perdi a mão haha. Sofri pra conseguir organizar algumas coisas no meu blog há uns anos! Vou tentar seguir algumas das suas dicas, em especial esse de colocar "nome" nas fotos. Fazia isso no começo, mas fui parando... não sei porque hehe.
    Ótimo post, chuchu :)

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