Pensando em aceitar parcerias para o seu blog? Leia isto primeiro!

agosto 04, 2019

[ #04| B E D A ] Konnichiwaa fadinhas e elfos! Tudo bem? Então, eu resolvi fazer essa postagem pois não to aguentando mais ver essas coisas. Eu consegui progredir um pouco com o blog, então estou tendo algumas experiências com parcerias e reparando em outras blogueiras também. Gente, parceria é sim bom demais e ajuda, mas vale a pena o seu trabalho, e o seu querido espaço por muito pouco ou um produtinho qualquer? Enfim, let's go?

Claro que eu não estou aqui para criticar quem aceita, até porque, não sei da vida da pessoa e o quanto ela precisa disso. Mas vim para aconselhar da melhor maneira que posso, sempre tem tempo para refletir um pouco. Do mesmo jeito que falei no post
XÔ, DESÂNIMO: DICAS PARA VOLTAR A POSTAR E TER PEQUENAS INICIATIVAS, que muita gente do Pinterest gostou. A postagem vai ser separada por categorias e no final você mesma vai poder responder, se vale ou não.


Você vê aquela blogueira divulgando produtos que recebeu ou sendo paga por divulgação e já quer essa vida não importa a marca e o preço. Desculpe, mas não é isso tudo, e quero que você entenda isso! Eu já tive esse pensamento, e agora entendo. Peguei parcerias ruins, e boas, e eu sou muito feliz com as boas, foi assim que aprendi diferenciar

O sonho de viver como blogueira (o)

Não tem como negar que seria perfeito trabalhar com o que você mais ama fazer. Que seu querido hobbie te recompensasse. Mas como qualquer coisa, nada é fácil, tudo precisa de paciência e as vezes tem a possibilidade de não ser tudo aquilo que pensamos. Mas sabemos que começamos com pouco e tudo vai melhorando. Pensando dessa forma, então você acha que:

  1. Para um blog pequeno o certo é aceitar coisas menores? 
  2. É já ter um blog com qualidade e que vale mais, mesmo sendo iniciante? 
  3. Para viver sendo blogueira é aceitar de tudo OU valorizar mais o seu espaço?

Eu não vou nem responder, já parece óbvio não é mesmo? Em breve: Como ter um blog profissional mesmo sendo iniciante.

Parceria é raro conseguir, verdade...

Muitas lojas querem números grandes de seguidores, não importa se seus leitores são fiéis ou não, ainda precisam de grandes números. Isso faz com o que, formar uma parceria seja difícil. Eu mesma não tenho muitos seguidores, mas todas que consegui hoje, foi com ajuda de outras blogueiras ou pela aparência e organização do blog. Por um lado, eu sou muito elogiada em relação a aparência e SEO das postagens. Então não desanime, se dedique da melhor forma que conseguir, seu espaço precisa de amor. Quando se tem amor, se torna visível para as marcas que o seu blog é único. Parceria pode ser demorado de achar, mas um blog valorizado é ótimo, e também é raro.


Como se imagina no futuro?

Planeja continuar com o seu blog por vários anos? Caso tenha persistência, o seu cantinho pode conseguir bastante visualização, e muitas postagens antigas também serão vistas. Na internet é necessário tempo e paciência.  Imagina então, você fazer aquela postagem baratinha e ganhar visibilidade lá pra frente e no final se arrepender? Ou por não valer o preço, ou até pela marca não ser de confiança e surgir algum problema. Depois que ganha destaque no Google, já era. Então é necessário pensar bastante antes de aceitar qualquer parceria.

Parcerias para blogueiras: Seu trabalho vale $5 dólares? 


Essa seria o título dessa postagem, só que pensei melhor, então virou um tópico, enfim!
De acordo com o dólar hoje (04/08/2019) essa quantia convertida daria R$19,46. O preço em reais parece até válido, vale um post pequeno pelo menos né?

Mas o que tem acontecido é, que certas lojas que eu não vou citar aqui... estão pedindo uma postagem e também um banner por 3 meses a esse preço! Ou seja, 80 dias você gerando tráfego para loja, e uma postagem permanente no seu blog. Isso vale R$19,46 para você? Se a resposta é sim, tem algo errado. Se a resposta é não, Parabéns, você sabe valorizar não só o seu trabalho mas também de todos da blogosfera. Sabe porque? Se muita gente aceita, essas marcas que não merecem, montam encima de vários outros bloggers e nós tornamos cada vez mais desvalorizados pelas marcas.

Algumas marcas estão desvalorizando os bloggers e os que não entendem estão permitindo aceitando qualquer coisa por parceria!
Você pode sim dar uma contra oferta e dar certo, o importante é não aceitar qualquer coisa! Também existem sim, marcas de lojas de moda que dão um valor melhor aos bloggers, basta escolher a melhor forma e pensar um pouquinho!

Pensando em aceitar produtos em troca de postagem ou divulgação? 
Atenção, presskit/permuta não é presente!

Nesse caso, existe também essa forma, você recebe produtos ''de graça'' para falar sobre ele. Só de ouvir isso as blogueiras ficam doidas,  ''presentes''?! Mas desculpe cortar seu conto de fadas, mas não é presente, É UMA TROCA. A marca te dá o produto e você dá divulgação para eles, entendeu? Vou desenhar aqui embaixo Ôh:


Existem marcas que querem dar um produto de má qualidade e super baratinho, nesses casos você precisa pensar também!

  1. Qual é o valor do produto? 
  2. A qualidade aparenta ser boa? 
  3. A marca é confiável? 
  4. Suas visualizações vale a divulgação do produto? 
  5. É do seu nicho? Se as respostas são sim, só vai!

Principalmente a última, muitas pessoas ainda não entendem como o nicho é importante, então vamos lá:

NICHO: se o seu blog for variado ou de lifestyle, muitas categorias podem combinar com o seu conteúdo mas vai existir outras que não. Por exemplo, eu compartilho muitas dicas e inspirações fofinhas, se eu aceitar uma parceria de langerie, divulgar calcinhas e sutiãs iria dar certo? Provavelmente não, porque não combina com o ambiente fofinho do blog e nem com o meu nicho!
Também já teve um de roupas para crianças, meu público são jovens e a maioria não tem filhos, então iria dar certo? Claro que não! Agora se meu blog fosse somente sobre roupas, casa e moda no geral, funcionaria!

Concluindo, se combina com seu blog e seu público, ou pelo menos consegue adaptar para o ambiente do seu blog, é uma boa e a troca será feita com sucesso! Uma parceria bem equilibrada e que os dois saem ganhando.

Agora, se não combina com o blog... não tem problema recusar, você só está usando a lógica, é pro seu bem e também o bem da marca, porque seu público não irá gostar e assim não irá gerar tráfego para a marca. Como falei lá encima. É UMA TROCA.


Não tem problema em ser sincero! Só escolha as palavras certas


E outra coisa que é um Tabú, não venda sua opinião, ela deve ser sincera! Tem gente que tem medo, mas você pode ser sincero sim sem prejudicar ninguém, nem você, nem a marca e nem seus leitores, é só saber usar as palavras.

Eu mesma fiz resenhas falei que gostei, é que realmente gostei! Eu fiz parceria com dermaroler, pesquisei bem antes de criar, reparei que teve resenhas que a menina fala que o aparelho não dói, mas cheguei e joguei a real, dói sim, funciona, mas dói! Pela moooor de deus, não minta nas suas reviews! As pessoas que procuram, querem sinceridade, o foco aqui é informar, ajudar e divulgar produto bom, e não se prostituir! Desculpe o palavreado. Procure o equilíbrio, o bom conteúdo, produto e parceria de qualidade, e por fim, seja sincero. Os leitores vão amar e as melhores marcas também! Porque as ruins querem que você se prostitua mesmo.

Parceria é realmente algo complicado de conseguir, o sonho de toda blogueira é viver do seu trabalho. E vamos ser sinceros, dá um mega trabalho! Então bora reconhecer isso!

Por hoje é só! Espero que tenham gostado! Preferi não citar nomes, mas se quer conhecer boas parcerias, nessa página aqui: CLIPPING, tem algumas que fiz e recomendo. Siga o bloguinho e não perca nada! Redes Sociais do Sweet Magic: Facebook | Twitter | We heart It | Bloglovin | Pinterest *  

Leia também:

8 comentários

  1. Dicas essenciais, muito boas.
    Meu blog ainda é muito novinho, mas serve bem, pra eu não cometer mais alguns erros.

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que achou útil! Bom que você já vê o que é confiável ou não. Continue com o seu blog e te desejo todo o sucesso! Kissus

      Excluir
  2. Post de utilidade pública! Já li alguns casos de marcas que fizeram parcerias com blogueiras que tinham milhares de seguidores mas zero engajamento. Resultado? as campanhas fracassaram lindamente. Se as blogueiras começarem a se valorizar desde o começo, vai criar um ambiente saudável de negociação pra todo mundo.

    bjs
    Gih

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah obrigadaa! Isso acontece muito e também ao contrario, tem blogueira que consegue views mas não tem tantos seguidores e só olham seguidores, acho super injusto. Eles deveriam aprender a analisar. Verdade precisamos nos valorizar também e ser menos egoístas ! Obrigadaa pela visita e pelo apoio, kissus!

      Excluir
  3. Amei a postagem! acho que toda blogueira que se dedica já passou por isso, faço muitas permutas com lojas da China, mas dificilmente aceito publipost de fora, esse de $5 dólares é absurdos, recebo vários emails desse durante a semana, boa parte das lojas que oferecem esses valores são scams. É bom sempre pesquisar a procedência da loja antes de vincular nosso nome né?

    Se todas as blogueiras se valorizarem, os trabalhos serão melhores para todas nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou apaixonada por lojas da China, adoraria ter mais oportunidade. Mas esse de $5 tem aumentado cada vez mais e vejo posts dessas lojas, eu fico inconformada que aceitem! Deve ser mesmo scams. Concordo com você <3 Kissus e obrigada pela visita e apoio!

      Excluir
  4. Simplesmente amei seu blog, quando não concordo com o valor eu sempre faço contra propostas e várias marcas já aceitaram. A gente tem que saber avaliar muito bem qualquer tipo de trabalho e sempre valorizar o nosso né. Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigadaa! Sim, não é algo complicado né?
      Sim, precisa se valorizar e avaliar tudo! Obrigada pela visita e por comentar! Kissus

      Excluir