Todas as Sagas e Arcos
de One Piece!

Guia Completo


sample18
  Inspirações: Tatuagens de Mascaras Hannya (Leia +)
profile-sample1
sample10
 25 animes com personagem Gyaru!  (Leia +)
profile-sample5

Fique mais um pouco! Confira as principais categorias do blog aqui:


ANIMES COSPLAY WALLPAPERS DESIGN DICAS PARA BLOGS DOWNLOADS RESENHAS


Maneki Neko - Tudo sobre o Gato da Sorte Japonês


Konnichiwa fadinhas & elfos! Como estão?  Eu to em paz . Hoje vamos conhecer mais sobre o ManekiNeko conhecido também como Gato da Sorte, um talismã que é muito famoso em todo mundo e muito especial para os japoneses. Dizem trazer sorte, proteção, prosperidade, felicidade e saúde. Existem muitos deles em todos os cantos do Japão, de diferentes tamanhos cores, e posições da pata, ele  tem também diferentes significados. Venha conhecer melhor! Lets' Go!


Resultado de imagem para maneki neko

Maneki Neko em tradução literal significa ''gato acenando'' , e se caracteriza por um gato sentado com uma das patas levantada, a pata direita supostamente atrai dinheiro, enquanto que, a pata esquerda estendida, atrai clientes. Os tradicionais normalmente são feitos de cerâmica mas agora temos uns atuais que pode ser de plastico e elétrico, assim podendo ficar acenando com a patinha (são movidos a pilha ou energia solar).


O gato representado a esse amuleto é um gato que foi nativo do japão sua raça se chama Bobtail Japonês, a maior característica desse gato é sua calda curta que mede aproximadamente 10 à 12cm.


Para descobrir a origem do Maneki Neko, é necessário analisarmos alguns comportamentos felinos. O gato é um animal tão sensitivo, que pressente a chegada de uma pessoa ou então quando uma chuva se aproxima. Essas mudanças em sua rotina, o deixam inquieto. Então, ele começa a dar voltas ou esfregar sua face, pois esse tipo de comportamento tranquiliza-o. Daí surgiu a história de que se “o gato esfrega a face, é sinal de chuva ou de visita”.



 


A maioria dos Maneki Nekos, tem uma coleira vermelha e um sininho, dizem ser lembranças dos costumes do Período Edo (1603-1867), as damas na época colocavam coleiras vermelhas feitas de ''hi-chiri-men'' (um tecido de luxo da época), e os pequenos sinos são pelo simples fato de poderem vigia-los.


É muito comum ele também estar segurando uma moeda, os tracionais sim, essa moeda se chama koban, era uma moeda de ouro do Período Edo, ela tem uma aparência mais ovulada e valia por volta de 10 milhões de ryo, sendo assim a moeda fictícia representa perfeitamente a riqueza e prosperidade


 Significado das Cores

Embora o Maneki Neko branco e dourado seja o mais popular, existe algumas variações de cores e cada um tem um significado especial:

• Maneki Neko Branco: Traz sorte, pureza e felicidade
• Maneki Neko Preto: Afasta os maus espíritos e protege de doenças
• Maneki Neko Dourado: Traz Riqueza e Prosperidade
• Maneki Neko Prateado: Traz saúde e longevidade
• Maneki Neko Rosa: Sucesso no amor e bons relacionamentos nos negocios
• Maneki Neko Verde: Traz sucesso acadêmico e profissional
• Maneki Neko Amarelo: Traz boas amizades e relacionamentos
• Maneki Neko Vermelho: Protege contra os espíritos malignos e doenças (especialmente de crianças)
• Maneki Neko Azul: Ajuda a realizar os sonhos

• Tricolor: Muita sorte


Significado das Patas 

A forma como a pata está levantada também tem significados específicos. Mas quanto mais alta a pata for, melhor, pois atrai mais dinheiro ou clientes

• Pata direita levantada: Traz sorte e fortuna 
• Pata esquerda levantada: Traz mais clientes ou visitantes
• Com as duas patas levantadas: Traz sorte em dobro
• Com lenço vermelho: Chama a atenção e atrai boas energias
 Com moeda de ouro: Ajuda a manter a riqueza material

LENDAS ENCANTADORAS DE MANEKI NEKO 

• Lenda do Templo Gotokuji


Há várias lendas e versões contando a origem do Manekineko, sendo que uma das mais famosas é a do Templo Goutokuji.


Na época, Gotokuji era um templo decadente, com uma situação financeira terrível, a ponto dos monges do local estarem passando fome. No templo vivia um velho monge budista que tinha um grande apego por sua gata chamada Tama. Ele por ser solitário e sua melhor companhia ser a Tama, ele conversava com ela e tudo e mesmo com suas condições precárias ele sempre se esforçava para conseguir alimenta-la.

Nas a proximidades do templo, um samurai chamado Noataka , tentou se abrigar a baixo de uma arvore no meio de uma tempestade (não é uma boa ideia né querido? ) e ele avistou a Tama no templo, ela estava sentada sobre suas patas traseiras com a pata dianteira levantada como se acenasse para ele. Ele claro, achou fofo e muito curioso o gato fazer esse gesto e resolveu se aproximar dela. Quando ele pegou uma certa distancia da arvore, um raio caiu exatamente onde ele estava. O guerreiro imediatamente percebeu que aquele gesto do gato havia lhe salvado a vida!!


Muito aliviado e agradecido ele entrou no templo para rezar e agradecer, assim também logo notou a pobreza e a condição lamentável do templo. Noataka então resolveu doar todo o seu dinheiro para reformar Gotokuji, e comentando para todos do episódio e da sabedoria do grande Buda que também lhe guiou até o local.


O templo Gotokuji passou a ser do todo clã de Li, e Noataka começou sempre frequenta-lo, resultado de tudo isso trouxe bastante prosperidade ao local, e muitos vizinhos também começaram a frequentar. Foi esculpida uma estátua da gata reproduzindo seu gesto com a pata levantada, de modo a homenageá-la pela sorte que trouxe ao templo e, principalmente, por ter salvo a vida de Naotaka


As replicas de escultura da gata começou a ser distribuídas no templo Gotokuji, como lembrança e mais tarde consideraram essas replicas em miniaturas de amuleto da sorte com o nome de Manekineko, que, até os dias atuais, são reverenciadas e vendidas no próprio templo em Setagaya, onde também são depositadas milhares de placas de madeira (emas) com pedidos dos visitantes, que acreditam, os Manekinekos continuam trazendo muita sorte e fortuna.


Contam que quando o gato morreu, um túmulo foi erigido em sua homenagem no Templo Gotokuji, com a estátua de um gato acenando para relembrar o episódio 


• Santuário de Imada




Outra versão da história, muito popular, conta que no bairro de Imado, em Edo (atual Tóquio), uma velha senhora tinha um gato de estimação, mas, devido aos tempos difíceis da época e a sua idade avançada, a anciã não conseguia trabalho e encontrava-se em extrema situação de penúria.

Sem ter muitas condições de sustentar o gatinho, ela tomou uma decisão e chamou o bichano para conversar:

É com o coração partido que terei de lhe doar a alguém, antes que morra de fome junto a mim, pois, com a minha condição de extrema pobreza, não tenho como continuar lhe alimentando”, disse a triste velhinha ao gatinho que a olhava atentamente, parecendo entender a situação.

Depois, ainda triste com lagrimas nos olhos e fome, a anciã, começou a rezar pedindo para seus Deuses lhe ajudar. No mesmo dia ela sonhou com o seu gatinho, que passou a seguinte mensagem: “Molde a minha imagem e semelhança em barro que lhe trará muita sorte”
No dia seguinte ela resolveu fazer a estatueta do gatoEnquanto ela moldava o barro, o gatinho fazia sua higiene, “lavando a cara” com gestos exagerados, ela achou engraçado e resolveu moldar o gatinho com a pata levantada. Nisso, passou uma pessoa em frente de sua casa e, achando interessante, quis comprar a estatueta. Como estava há dias sem comer, a velhinha não pensou duas vezes, vendeu a estatueta e comprou comida para si e o gato.


Ela continuou fazendo as estatuetas do felino com a patinha levantada e mais e mais foi aparecendo clientes para compra-lo. Com isso prosperou e ela e seu gatinho nunca mais passaram por necessidades
A estatueta da sorte, que a princípio não tinha nome, passou a ser chamada por todos de Manekineko, o “gato que acena”.

~ obs: Será que é por isso que os Japoneses tem tanto amor por gatos? Será?~

29 DE SETEMBRO - DIA DO MANEKI NEKO 

tumblr_m802o4eWwr1rsrjjko1_500
Maneki Neko tem até um dia especial em sua homenagem!!!  Se chama Maneki Neko no Hi. (招き猫の日) é comemorado no dia 29 de Setembro. A data foi decidida pela Associação de Turismo de Seto, cidade localizada na Província de Aichi. Nesta data também acontece o Maneki Neko Matsuri que também tem o mesmo proposito.

Durante o festival, centenas deles são espalhados por toda a cidade, e crianças, jovens e adultos saem nas ruas com mascaras e rostos pintados de Maneki Neko. Uma pura diversão não só para os moradores, mas também para os visitantes do local. 

Em Seto, também tem um Museu desses felinos queridos, onde existem milhões deles que podem ser vistos todo ano. Estão aí desde 1890, fabricando Maneki Nekos. Seto é umas das cidades mais antigas na arte da cerâmica, com mais de mil anos de tradição.

MANEKI NEKO NA MÍDIA (ANIMES)

''O Maneki Neko está presente também na mídia japonesa. Um exemplo típico é o personagem Meowth de Pokémon, que foi inspirado nesse símbolo da sorte. Outro anime em que o Maneki Neko aparece bem é o Nyankoi, onde o personagem principal acaba sem querer quebrando uma estátua dessas e é amaldiçoado com o estranho poder de entender o que os gatos falam.
No anime “Yu-Gi-Oh!” tem o “Neko Mane King”, uma estátua do Maneki Neko com estilo egípcio. Outra curiosidade interessante é que, segundo dizem, a gatinha mais famosa do Japão, a Hello Kitty, foi inspirada no Maneki Neko.''  Será? 
Fontes: Japão em Foco ; Wikipedia Maneki Neko;  Myths & legends of Japan; Caçadores de Lendas
Por hoje é só! Espero que tenham gostado! Até mais!


Tecnologia do Blogger.